It takes two to tango

Quantas vezes a vida não parece mais estranha do que a ficção? Isso é porque toda a ficção se inspira directamente na vida! É porque somos todos medricas que costumamos optar pela ficção. Só que este blog vai optar pela vida... ou algo assim...

quinta-feira, maio 31, 2007

Clube de shit, país de shit

Nem tenho o hábito de ver televisão porque a televisão, em geral, é shit e prefiro ler um bom livro, tomar um café ou um copo com alguém ou mesmo jogar um jogo de PC - profundamente mais instrutivo do que a shit da televisão. Mas, que querem?, por vezes lá caio na desgraça e dou comigo a olhar para o ecrã quadrado. Mesmo em dias sequenciais, o que terá o seu quê de grave.
Aconteceu isso mesmo ontem quando vi o Prós e Contras acerca da greve geral. Aconteceu também hoje quando dei comigo a olhar para uma shit que dá pelo nome de Clube de Jornalistas.
Relativamente a este último, estive a vê-lo porque devo ter um resquício de masoquismo qualquer... Estava lá o Saarsfield Cabral (director da Rádio Renascença), o não-sei-quantos (director do Semanário Económico - seria fácil procurar-lhe o nome mas não me apetece), uma jornalista qualquer de quem também não me lembra o nome e mais uma moderadora que certamente simpatiza com Sócrates, com o PS e com as suas reformas abjectas e anti-humanas. Shit. Dizem eles que os portugueses são inteligentes e que, portanto, já entenderam todos a necessidade de mudar tudo porque o mundo mudou e blá-blá-blá. Estão todos a favor dos inevitáveis mobilidade/desemprego/pobreza, todos com um discurso de desfaçatez absoluta pela inevitabilidade de se piorar a vida a toda a gente e que já não há empregos para toda a vida e tudo o mais que de negativo e real vocês se possam lembrar, tudo com uma naturalidade fantástica e sabem porquê? Porque estão todos gordos, por assim dizer. Porque estão todos bem na vida e falam como se as pessoas fossem números e não seres humanos com vidas difíceis e dramáticas. Porque são egoístas a olhar para os próprios umbigos. E porque não são jornalistas (trabalhadores contratados) a sério, daqueles que têm que obedecer e calar ou correr o risco de acabar no meio da rua. Porque estão todos almofadados. É por isso que têm todos muita teoria. E a pior, pareceu-me, foi a apresentadora da confiança política da TV do Estado. Tudo uma shit vomitadeira.
Quem também tem muita shit são os patrões gordinhos, representantes de associações do patronato, que ontem se sentavam nas cadeiras do Prós e Contras. Falavam eles em diluir o subsídio de Natal e o subsídio de férias pelo ano inteiro. Mas que maneira fantástica de poupar dinheiro para os seus Ferraris! É preciso mesmo muita, muita, muita lata! É preciso não se ser humano ou só sê-lo no seu pior. Eu tenho outra teoria: é a de que as empresas que só subsistem à custa da exploração do ser humano e de falcatruas simplesmente deveriam mandar os patrões para o desemprego. Sim, porque se só são competentes sendo incompetentes, parecem-me claramente supranumerários! Porque, não tenhamos dúvidas nem nos deixemos hipnotizar, a exploração existe, cresce e está aí em força - graças, em grande parte, ao governo dito socialista de Sócrates e companhia. E que espécie de sociedade é esta em que a desgraça dos outros nos parece sempre inevitável e natural e as banhas de uns poucos, ainda que moralmente desonestas, nos parecem aceitáveis?
Felizmente que estava lá o Carvalho da Silva, porque tem ideias boas, concretas e ligadas à realidade. Mas todos vão dizer: "Ah! Está a fazer a política do PC!" Mas que espécie de país é este em que quem nos defende é porque está a fazer a política do PC? Um abraço sincero para Carvalho da Silva.
O que nos leva à greve geral. Pode ter sido fraquinha. No tal Clube de Jornalistas, ouvi as explicações do costume de que é a CGTP que está desligada da realidade e que os portugueses já compreenderam que têm que ser fortemente destruídos (bem, não foi nestes termos mas é o que significa). Eu tenho outra explicação, entre várias... É a de que os portugueses já sem greves mal conseguem sobreviver, quanto mais com greves! Mas os directores de imprensa sabedores de tudo, também sabem como padece o cidadão comum! Não. Não sabem. Talvez devessem passar a supranumerários porque, de tão desfazados da realidade, não podem ser capazes de fazer uma direcção capaz da informação.
Podia ficar aqui a dissertar durante mais meia hora, mas não me parece que alguém tenha paciência para me ler tanto. Certamente não tanto como eu masoquisticamente tive para estar a ouvir os disparates dos directores da imprensa e dos vendidos ao estado anti-cidadão. Quero apenas terminar lamentando que, neste ponto, alguns de vocês me estejam a acusar do crime de ser comunista. Quem tem preocupações sociais é comunista. Ao que chegámos! Então, tomem: a minha simpatia actual, entre o que temos, vai para Paulo Portas. Outros países europeus têm tido governos do centro-direita e não lhes tem calhado mal. Verdade ou mentira? De direita, no desgoverno liberal, e simultaneamente de esquerda, no desgoverno do Estado controlador que ele, e só ele, sabe o que os portugueses podem e devem querer e ter, é o senhor bacharel. Alguém acha mesmo que o Portas (mau grado os neoliberais e conservadores que pululam no PP) algum dia seria mais de direita, no mau sentido, do que os "socialistas" que agora se agarram ao poder com unhas e dentes? Ainda por cima, todos sabemos que ninho de vespas é o PS. O PS e o PSD. Ou seja, um pouco de realismo: quem manda neste país quase desde o 25 de Abril é a coligação subtil entre o PS e o PSD. Mais ninguém. Mas está tudo satisfeito com a shit que sempre tem sido feita, sempre pelos mesmos. Parece que não há opções... E se calhar, até há. Mas devemos ser todos masoquistas. Como eu a assistir à palhaçada irreal do Clube de Imprensa!

1 Comments:

At 12:24 da tarde, Blogger Maria P. said...

Excelente ponto de vista!

Eu li com todo o prazer, melhor não ter lido, sinal de que não existia toda esta fantochada de país!

Um abraço*

 

Enviar um comentário

<< Home