It takes two to tango

Quantas vezes a vida não parece mais estranha do que a ficção? Isso é porque toda a ficção se inspira directamente na vida! É porque somos todos medricas que costumamos optar pela ficção. Só que este blog vai optar pela vida... ou algo assim...

quarta-feira, agosto 02, 2006

Blue Cheer no MUSIK


Vá lá, como vocês não precisam necessariamente de escutar o que já conhecem de gingeira, volto a trazer-vos algo de novo... do passado.
Os Blue Cheer - Blue Cheer era um dos termos usados para designar o LSD - constituiram-se em San Francisco, em 1967, depois de os os seus elementos iniciais terem assistido, fascinados, a um concerto de Jimi Hendrix - ou assim reza a história. À medida de Hendrix, os Blue Cheer começaram por ser um power trio, com Richard "Dickie" Peterson no baixo e voz, Leigh Stephens na guitarra e Paul Whaley na bateria. Foram os inventores do hard rock antes dos Led Zeppelin, Deep Purple ou Black Sabbath e tiveram três álbums no top 100 e apenas o single que hoje vos mostro no MUSIK, retirado do primeiro álbum, Vincebus Eruptum (1968), no top 40.
Summertime Blues é um tema original de Eddie Cochran, que já tinha conhecido o êxito em 1958, mas que ganhou nova força com a presente versão. Tomem nota: é para ouvir mesmo alto!
A banda não ficou na história como outras de San Francisco na época, mas se calhar é mais válido, por isso mesmo, trazê-la aqui do que seria trazer alguma super-estrela do género de uma Janis Joplin. Há quem critique os Blue Cheer (que conheceram várias formações e chegaram a gravar heavy metal nos anos 90, experiência a esquecer) afirmando que se tratava de uma imitação de Jimi Hendrix. Não concordo e acho demasiadamente fácil, tendo em conta a história inicial da banda.


Imagem de http://home.uni-one.nl.