It takes two to tango

Quantas vezes a vida não parece mais estranha do que a ficção? Isso é porque toda a ficção se inspira directamente na vida! É porque somos todos medricas que costumamos optar pela ficção. Só que este blog vai optar pela vida... ou algo assim...

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Seasons Greetings!


O Natal começou a ficar descaracterizado desde que mataram o Menino Jesus e começaram a vender chapeuzinhos vermelhos com meia dúzia de luzes piscantes em cores diversas e uma etiqueta chinesa. Mas tenho a sensação de que já se preparam para, de igual modo, assassinar o simpático velhinho da Coca-Cola... Ou o que quer que ele represente, para além do consumismo desenfreado em tempo de crise - que se supõe não existir na Lapónia - e dos jantares e almoços de enfarta-brutos, como se ninguém se alimentasse durante o resto do ano, o que até se pode tornar uma certa realidade graças às políticas de contenção do nosso estimado primeiro.
O primeiro sinal está no facto de que, para não ferir susceptibilidades de radicais islâmicos, assim como frequentadores de outras religiões que se estão perfeitamente nas tintas, se começa a abandonar tudo o que possa conter significado religioso cristão, incluindo o próprio termo "Natal" e a substituí-lo por um gélido "Seasons Greetings", tão politicamente correcto! Correcto mas gélido, que esta estação está um frio de rachar e o Verão nunca mais chega... A propósito, entrevistámos o Pai Natal, que se encontra sob protecção das autoridades, algures num bunker de um país que nos comprometemos a não revelar:

MM - Pai Natal, como se sente perante a ameaça que paira sobre si?
PN - Ioh-oh-oh!
MM - Efectivamente, mas o que tem a dizer desta já visível mudança de rumo?
PN - O Pai Natal vê quando te portas bem e quando te portas mal.
MM - Provavelmente, mas como se posiciona perante este ataque velado e interno aos nossos símbolos religiosos e ao próprio espírito natalício?
PN - Quer comprar um chapéu de Pai Natal? É só um eurinho!
MM - Habla portugues?
PN - Portugal esta en el buen rumo!
MM - Muchas gracias! O Pai Natal está alienado!...



Seasons Greetings!



Imagem original de www.splachovac.cz.