It takes two to tango

Quantas vezes a vida não parece mais estranha do que a ficção? Isso é porque toda a ficção se inspira directamente na vida! É porque somos todos medricas que costumamos optar pela ficção. Só que este blog vai optar pela vida... ou algo assim...

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Look at Me: John Lennon no MUSIK


John Lennon com a mãe, Julia, cerca de 1949



O pai de John Lennon, Alfred "Freddie" Lennon, era um marinheiro que nunca revelou interesse pelo filho. A mãe, Julia, entregou-o aos cuidados da irmã, a tia "Mimi", e do seu marido, George, quando John contava apenas quatro anos.
Mais tarde, aos 15 anos de idade, foi Julia quem ofereceu a John a sua primeira guitarra e lhe ensinou os primeiros acordes. Infelizmente, apenas dois anos mais tarde, Julia foi mortalmente atropelada por um condutor embriagado, no caso um polícia fora das suas horas de serviço.
Ambos os factos, o abandono do pai e a morte prematura da mãe com quem se reencontrara, somados à educação aparentemente rígida da sua tia, no que também sempre foi sentido como um abandono, marcaram profundamente o jovem John.
Três temas, datados de 1970, Mother (porventura o mais conhecido), o quase insuportavelmente dramático My Mummy's Dead e Look at Me ligam-se a estas vivências, dolorosamente trazidas à tona na sequência de um período de análise e tratamento com Arthur Janov, segundo o método terapêutico que baptizou de Primal Scream.
Hesitei entre as três e acabei por optar por hoje vos oferecer Look at Me (para não ficarem todos e todas a chorar) no Musik. Trata-se de um tema muito simples, numa guitarra em muito semelhante à do Julia do Álbum Branco (1968), praticamente uma demo. Bonito, no entanto... Viu a luz do dia no álbum John Lennon Plastic Ono Band, de Dezembro de 1970.



Imagem de www.jlennon.8k.com.