It takes two to tango

Quantas vezes a vida não parece mais estranha do que a ficção? Isso é porque toda a ficção se inspira directamente na vida! É porque somos todos medricas que costumamos optar pela ficção. Só que este blog vai optar pela vida... ou algo assim...

segunda-feira, maio 01, 2006

Breves dos humanos estranhos (3)


Prestes a estrear em Portugal no próximo 18 de Maio, o Código da Vinci, baseado no celebrado romance homónimo de Dan Brown, com realização de Ron Howard, já está a percorrer os mesmos passos de publicidade gratuita (como se precisasse!) de películas como A Última Tentação de Cristo ou Je Vous Salue Marie. Angelo Amato, arcebispo sediado na sede vaticana da Igreja Católica, apelou ao boicote a este trabalho, alertando para o facto de o mesmo estar cheio de ofensas, calúnias e erros históricos respeitantes a Jesus, aos Evangelhos e à Igreja. Não satisfeito, porém, equiparou, numa tentativa desajeitada de se demarcar pela positiva, a igreja que representa aos fundamentalistas mundiais, quando acrescentou que se tais ofensas tivessem sido feitas ao Islão ou ao Holocausto, teriam provocado uma revolta mundial. Eia, todos, toca a encher as salas dos cinemas!

Todos sabemos muito bem que os hospícios estão pejados de indivíduos que julgam ser Napoleão. É tão banal que nem interessa. Na Colômbia, porém, um homem de 42 anos, de seu nome Ramsés Escobar Hensao, auto-intitulado O Faraó de Chigorodo, anunciou que pretende ser sepultado num sarcófago de madeira semelhante ao de Ramsés II, com um escaravelho e uma águia gravados. O homem, que deu nomes egípcios a dois dos seus filhos (possivelmente, os que se roem pelo momento de proceder à alteração do nome), afirma ainda, na legítima busca de 15 minutos de fama ou algo mais, que pretende expôr o dito sarcófago para deleite de todos os interessados.

Nem todos os processos se desenrolam a favor dos queixosos no país dos processos. Há cerca de um ano, a norte-americana Carla Patterson, de 38 anos, acompanhada do filho Ricky, de 22 anos, terá encontrado um rato na sopinha que lhe aquecia o estômago, num restaurante da cadeia Cracker Barrel. Vai daí, toca a exigir uma indemnização de 400 mil euros. Lamentavelmente, os peritos não encontraram um pingo de sopa nos pulmões do pobre roedor, que terá sido morto antes de entrar na sopa. Agora, tanto a jovem mãe como o filho podem contar com um ano na prisão (que poderia ir até 10), mais uma multa de dois mil euros para cada.

Por cá, o grandioso líder do PSD, Marques Mendes, terá descoberto a forma mais simples e directa de sanear as finanças públicas... Tendo em conta um relatório da OCDE, que aponta para um crescimento da nossa economia mais lento que o dos restantes parceiros da Zona Euro até 2010, Mendes propõe o saneamento do ministro da Economia e a eliminação do cargo! Quem sabe se tal medida não moralizaria, de igual forma, o verdadeiro sorvedouro representado pela classe política em geral, pelas câmaras em particular, pelos incontáveis assessores da classe política, pelos luveiros de toda a ordem e pelos institutos...

Esta não é axactamente humana, mas tem cabimento: é que pode ser que estejamos a assistir ao nascimento do Messias da lagartada! Uma dragão de Komodo deu à luz, no jardim zoológico de Londres, quatro dragõezinhos. A questão é que a abençoada mãe não acasalava há dois anos... Aleluia!


Um obrigado ao gossip do Público. Imagem de www.mr-bill.de/ .