It takes two to tango

Quantas vezes a vida não parece mais estranha do que a ficção? Isso é porque toda a ficção se inspira directamente na vida! É porque somos todos medricas que costumamos optar pela ficção. Só que este blog vai optar pela vida... ou algo assim...

segunda-feira, maio 22, 2006

Marques Mendes, salvador do ensino!


Marques Mendes surgiu agora com as mais grandiosas ideias para emagrecer o Estado.
Propõe o ilustre político que cada escola passe a contar com um gestor...
Ó Marques, sem sequer ter em conta o péssimo resultado que seria ter-se um estranho, absolutamente ignorante de um mecanismo de cuja complexidade não fazes ideia, a reger, por vezes, as vidas de vários milhares de seres humanos que nem sequer são uma empresa, mas que não o são nem de longe nem de perto, parece-me que alguma coisa te passa ao lado.
Como é que propões que se pague a esses gestores? Com salário de professor? Calamidade e laissez-faire assegurados. Com salário diferenciado face a uma população muitíssimo mal paga e cujos salários e carreiras têm vindo a ser consecutivamente congelados para tapar os buracos dos outros? Calamidade e laissez-faire. Em todo o caso, imagines tu sequer a primeira possibilidade, quer-me cá parecer que isso não pode, por natureza, contribuir para o dito emagrecimento.
Claro, tu nunca emagreceste. Como, em toda a tua vida, te limitaste ao mundinho exclusivo e apertado da política, não se poderá, em boa verdade, afirmar que entendas seja do que for... Mas falar é fácil e barato. Sabes que ninguém te pedirá contas dos disparates que inventares. E que nem a ministra e os seus fantásticos colaboradores se lembrariam de inventar!
Na mesma linha, tenho uma proposta a fazer e uma verdadeira solução de emagrecimento do Estado: despeçam-se os políticos incompetentes (todos) e coloquem-se no seu lugar gestores competentíssimos. Voilà!


Imagem de http://paginas.fe.up.pt.