It takes two to tango

Quantas vezes a vida não parece mais estranha do que a ficção? Isso é porque toda a ficção se inspira directamente na vida! É porque somos todos medricas que costumamos optar pela ficção. Só que este blog vai optar pela vida... ou algo assim...

domingo, maio 14, 2006

Recordar The Clash no MUSIK


Em pleno período inicial do punk britânico, The Clash estrearam-se como banda suporte dos Sex Pistols, em Londres, no Verão de 1976. Constituídos por Joe Strummer, Mick Jones, Paul Simonon e Topper Headon (a partir de meados da vida da banda, em substituição do primeiro baterista), a banda desde logo se demarcou com uma mistura explosiva de rock, reggae, dub, rockabilly e idealismo, no que se contrapunham ao niilismo feroz dos Pistols.
O seu primeiro single, White Riot, viu a luz do dia na primavera de 1977, logo seguido de uma álbum simplesmente intitulado The Clash. Este álbum não foi imediatamente publicado nos Estados Unidos, em resultado de a CBS ter decidido que não era apropriado a passar nas estações de rádio. Consequentemente, acabou por se tornar no álbum de importação que mais vendas conheceu em terras norte-americanas... A CBS, tão atempadamente como a cavalaria, naturalmente, acabou por se decidir a publicar uma versão norte-americana do álbum, cujas músicas e respectivo alinhamento diferem um pouco da versão original.
A partir do segundo álbum da banda, o celebrado London Calling, começou a notar-se nas sonoridades da banda a procura da exploração de sonoridades ligadas a algum rock mais antigo. Simultaneamente, os elementos da banda começaram a substituir a prática de actos de vandalismo, que lhes chegaram a valer breves estadias em calabouços, pela promoção de acções de solidariedade diversas.
The Clash duraram até ao álbum Cut the Crap, de 1985, altura em que o seu líder, Joe Strummer (se acaso é correcto colocar as coisas nesses termos), passou a dedicar o seu tempo às artes plásticas, intercaladas com alguma actividade musical com The Mescaleros. Lamentavelmente, Strummer morreu de ataque cardíaco, a 22 de Dezembro de 2002, após um passeio com o seu cão.
A faixa que hoje vos dou a escutar no MUSIK, I Fought the Law, pertence à edição norte-americana do primeiro álbum.


Imagem de http://u-blog.net.