Recordar The Clash no MUSIK
Em pleno período inicial do punk britânico, The Clash estrearam-se como banda suporte dos Sex Pistols, em Londres, no Verão de 1976. Constituídos por Joe Strummer, Mick Jones, Paul Simonon e Topper Headon (a partir de meados da vida da banda, em substituição do primeiro baterista), a banda desde logo se demarcou com uma mistura explosiva de rock, reggae, dub, rockabilly e idealismo, no que se contrapunham ao niilismo feroz dos Pistols.
O seu primeiro single, White Riot, viu a luz do dia na primavera de 1977, logo seguido de uma álbum simplesmente intitulado The Clash. Este álbum não foi imediatamente publicado nos Estados Unidos, em resultado de a CBS ter decidido que não era apropriado a passar nas estações de rádio. Consequentemente, acabou por se tornar no álbum de importação que mais vendas conheceu em terras norte-americanas... A CBS, tão atempadamente como a cavalaria, naturalmente, acabou por se decidir a publicar uma versão norte-americana do álbum, cujas músicas e respectivo alinhamento diferem um pouco da versão original.
A partir do segundo álbum da banda, o celebrado London Calling, começou a notar-se nas sonoridades da banda a procura da exploração de sonoridades ligadas a algum rock mais antigo. Simultaneamente, os elementos da banda começaram a substituir a prática de actos de vandalismo, que lhes chegaram a valer breves estadias em calabouços, pela promoção de acções de solidariedade diversas.
The Clash duraram até ao álbum Cut the Crap, de 1985, altura em que o seu líder, Joe Strummer (se acaso é correcto colocar as coisas nesses termos), passou a dedicar o seu tempo às artes plásticas, intercaladas com alguma actividade musical com The Mescaleros. Lamentavelmente, Strummer morreu de ataque cardíaco, a 22 de Dezembro de 2002, após um passeio com o seu cão.
A faixa que hoje vos dou a escutar no MUSIK, I Fought the Law, pertence à edição norte-americana do primeiro álbum.
Imagem de http://u-blog.net.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home