It takes two to tango

Quantas vezes a vida não parece mais estranha do que a ficção? Isso é porque toda a ficção se inspira directamente na vida! É porque somos todos medricas que costumamos optar pela ficção. Só que este blog vai optar pela vida... ou algo assim...

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Triste Natal em Itália


Como suponho que saberão, o italiano Piergiorgio Welby sofria há 30 anos de distrofia muscular e utilizava, desde 1997, não só um respirador artificial, como ainda era alimentado através de uma sonda. Há cerca de três meses, enviou uma carta ao presidente da República italiana, pedindo o direito a morrer com a dignidade possível. Por fim, conseguiu que o seu anestesista lhe desligasse o aparelho respirador - mesmo com a noção de que se iria meter em graves sarilhos. E assim desencadeou o habitual conjunto de disparates que os conservadores costumam latir nestas situações, o habitual desrespeito pela vida humana que todos tão bem conhecemos.
Mas quem emitiu o seguinte comunicado foi a igreja católica: "A vontade de Piergiorgio Welby de pôr termo à vida, afirmada de forma repetida e pública, é contrária à doutrina católica". Lacónicos. Lacónicos que se recusam a dar um enterro católico ao falecido, mesmo tendo sido esse o seu desejo. Não me deveria admirar, mas admiro-me sempre... Onde é que a igreja católica pretende chegar com tamanho desrespeito pelas bases do cristianismo? O que distingue o Vaticano de uma testemunha de Jeová que, por exemplo, recuse uma transfusão de sangue salvadora a um filho que dela necessite? E Deus, a existir, o que pensará de tanta tacanhez em seu nome?


Imagem de http://pub.tv2.no.

3 Comments:

At 11:58 da manhã, Blogger Maria P. said...

Estas posições já não me espantam, infelizmente.

E Deus?...para pensar.

Beijinho.

 
At 10:08 da tarde, Blogger ROADRUNNER said...

São os falsos profetas e os falsos seguidores da palavra de Deus. São os que nos enganam em Seu nome.
Saudações!

 
At 10:14 da tarde, Blogger CORCUNDA said...

Tal como no aborto, também na eutanásia ainda temos um imenso caminho a percorrer.
Abraço.

 

Enviar um comentário

<< Home