It takes two to tango

Quantas vezes a vida não parece mais estranha do que a ficção? Isso é porque toda a ficção se inspira directamente na vida! É porque somos todos medricas que costumamos optar pela ficção. Só que este blog vai optar pela vida... ou algo assim...

segunda-feira, agosto 22, 2005

A guerra e a religião

Todos sabemos (ou fingimos não saber) até que ponto guerra e religião formam o casal perfeito; mas o que parecemos ignorar, por vezes, é até que ponto não se trata sempre de uma mera atitude hipócrita dos profetas do poder, mas sim de um seguir correcto dos mandamentos da própria religião. As religiões, Deus à parte, que Deus existente ou não-existente, é toda uma outra questão, foram criadas por homens para servirem interesses de coesão, organização e moral. Mas mesmo a atitude das diferentes religiões perante a guerra pode variar como a água e o vinho. Lembrei-me de vos trazer meia dúzia de citações de diferentes livros sagrados para que, por vós mesmos e nunca pelo que um padre, um papa, um imã, um eremita, um xamã ou um grande feiticeiro vos impinjam, possais concluir qualquer coisita. Poderia trazer-vos muito mais citações de muito mais religiões, uma vez que as religiões abundam como as direcções do vento, mas confesso que seria demasiado trabalho e que para isso escreveria antes um livro. Dentro do que pode caber num blog, aqui vão as vossas citações:


Deus ordenou-me que combatesse os outros até que testemunhem do facto de não haver Deus senão Alá e que Maomé é o seu mensageiro, e que orem e paguem o Zakat. Se assim fizerem, o seu sangue e a sua propriedade estarão a salvo de mim. (Corão)

É certo que exigirei o sangue da vossa vida; de cada animal o exigirei. E de cada homem, do irmão de cada homem exigirei a vida do homem. Quem quer que derrame o sangue do homem, também o seu sangue será derramado pelo homem uma vez que Deus fez o homem à Sua imagem. (Antigo Testamento)

Vós ouvisteis dizer: ama o teu vizinho e odeia o teu inimigo. Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por quem vos persegue, sede filhos do vosso Pai no céu. Ele faz com que o sol se erga para bons e maus e envia a chuva a justos e injustos. (Novo Testamento)

Não deveis matar qualquer criatura vivente, nem levar à sua morte. Não causeis ferimento a qualquer criatura, seja ela forte ou fraca, no mundo. (Budismo)

Com equanimidade face à alegria e à tristeza, ao ganho e à perda, à vitória e à derrota, combate. Dessa forma, não estarás cometendo qualquer pecado. (Hinduismo)

Salve, Marte vermelho-sangue!

Arauto da guerra e do combate.

O teu escudo e lança sempre prontos

A desafiar e conquistar teus inimigos.

Os que procuram a vingança,

A sua justa fúria dando-nos o poder

Até ao final do combate.

Tu, vermelho,

Tu, desafiador,

Nós te agradecemos

Pela força

Que permite levar as batalhas ao seu termo. (Wicca)

E assim vai o mundo. Guerra para aqui, guerra para ali, para para acoli, paz para acolá. Escolhei em paz e que a vossa escolha seja convosco! Desejo do vosso Master.

Fotografia de http://speddmn.com