It takes two to tango

Quantas vezes a vida não parece mais estranha do que a ficção? Isso é porque toda a ficção se inspira directamente na vida! É porque somos todos medricas que costumamos optar pela ficção. Só que este blog vai optar pela vida... ou algo assim...

quarta-feira, agosto 31, 2005

Baudelaire morreu mas a poesia vive


Passam hoje precisamente 138 anos sobre a morte de Charles Baudelaire, poeta, crítico e tradutor, responsável pelo conhecimento e sucesso de Edgar Alan Poe e autor, sobretudo, de duas obras extremamente marcantes no panteão da poesia universal: Les Fleurs du Mal e Petits Poèmes en Prose (póstuma). Com ele, de certo modo, terá nascido a poesia moderna
Não me apetece, sinceramente, traçar aqui uma biografia do autor, aliás encontrável em milhentos sites da net.
Prefiro, antes, deixar-vos algumas citações do artista. Contrariamente às de Quayle e Bush Jr., estas não são para rir...




CITAÇÕES DE BAUDELAIRE


Adoro Wagner, mas a minha música preferida é a de um gato pendurado pela cauda, fora de uma janela e tentando agarrar-se ao vidro com as suas garras.

É através da incompreensão universal que todos estão de acordo. Porque, se por azar, as pessoas se compreendessem, ninguém estaria de acordo.


Há, em cada homem, permanentemente, duas fidelidades simultâneas, uma a Deus, a outra a Satã.A invocação de Deus, ou Espiritualidade, é um desejo de ascensão; a de Satã, ou animalidade, é o gozo da descida.

Considero inútil e entediante representar o que existe, porque nada que exista me satisfaz. A natureza é feia e eu prefiro os monstros da minha imaginação ao que é positivamente trivial.


O ser que, para a maioria dos homens, é a fonte das mais vívidas e mesmo, digamo-lo, pra vergonha dos deleites filosóficos, mais duradouras alegrias; o ser para quem ou porquem todos os esforços tendem e porquem fortunas se fazem e se perdem; para quem, mas especialmente por quem, artistas e poetas compõem as suas jóias mais delicadas; de quem fluem os prazeres mais enervantes e os sofrimentos mais enriquecedores; mulher, numa palavra, não é, para o artista em geral... meramente a fêmea da espécie humana. Ela é de facto uma divindade, uma estrela.


É lamentável que, nos direitos do Homem, o direito de se auto-contradizer tenha sido esquecido.










Quero prados de tons vermelhos e árvores pintadas de azul. A natureza não tem imaginação.



Apenas três seres são dignos de respeito: o sacerdote, o soldado e o poeta. Saber, matar, criar.






A sepultura de Baudelaire em Paris. Que descanse em paz...



Citações de www.brainyquotes.com, http://en.thinkexist.com, www.quotationspage.com, http://quotes.prolix.nu e www.quoteworld.org.

Imagens de http://grohaz.com, http://opioids.com, www.stopaddiction.com, www.absinthe.se e www.shootingstarhistory.com.