It takes two to tango

Quantas vezes a vida não parece mais estranha do que a ficção? Isso é porque toda a ficção se inspira directamente na vida! É porque somos todos medricas que costumamos optar pela ficção. Só que este blog vai optar pela vida... ou algo assim...

quinta-feira, setembro 01, 2005

(الاسم) ألشهر ألتاسع في ألتقويم ألغريغوري, أيلول‏


Como é absolutamente óbvio e para todos os distraídos que estejam à procura do significado do cabeçalho em todos os dicionários on e offline mais próximos, qualquer indivíduo ou indivídua minimamente proficiente em árabe saberia ver, assim mesmo de chofre, que o que lá está é simplesmente Setembro. Todos os dias se aprende, certo?
E como todos os dias se aprende e o Master é o vosso grande educador, começo por vos transmitir meia dúzia de informações sobre este mês, último do Verão e primeiro do Outono - mas psicologicamente ficaremos sempre no Verão, no Verão, no Verão! -, que se inicia astrologicamente em Virgem e termina em Balança, enquanto astronomicamente começa em Leão e se conclui em Virgem (so much for the astrologers!)
Então... O nome do mês vem do Latim septem, visto que se tratou do sétimo mês do calendário romano até 153 a.C. (antes de Cristo para os Wicca, satânicos, ateus, adoradores de deuses menores e meros ignorantes). Durante este mês, comemora-se nos Estados Unidos e Canadá o Dia do Trabalhador, que nós mesmos comemoramos a 1 de Maio - mania de ser diferente! Outras comemorações septembristas incluem o Respeito pelo Dia dos Idosos, a 15 de Setembro, e o Dia do Equinócio de Outono, ambos no Japão. E ainda dizem que nós é que estamos cheios de feriados! O equinócio, a 21 de Setembro, é igualmente comemorado pelos neo-pagãos (21 de Março no hemisfério Sul), sendo que alguns lhe chamam Mabon, enquanto outros desprezam essa denominação que consideram "uma americanice".
Uma curiosidade relativa a este mês é que se inicia sempre no mesmo dia da semana que Dezembro... O significado místico da ocorrência, confesso desconhecer. A flor do mês é a campainha, sendo de agradecer que nunca toquem na minha antes do meio-dia, e a sua pedra preciosa é a safira.
Não sei se se recordam também do filme September, do nova-iorquino Woody Allen, ao qual assisti pela primeira e única vez numa pequenina sala parisiense do Quartier Latin, na versão original. Terá sido precisamente Woody Allen quem, muito recentemente, terá, lê-se na net, nossa fonte inesgotável de informações fidedignas, prestado declarações à Pagesix.com, concretamente acerca do famigerado 11 de Setembro:


Enquanto cineasta, não estou interessado no 11 de Setembro - demasiado pequeno, a história sobrepõe-se-lhe. A história do mundo é assim: Ele mata-me, eu mato-o, só que com diferentes cosméticos e castings. (...) Então, em 2001 alguns fanáticos mataram alguns Americanos e agora alguns Americanos estão a matar alguns Iraquianos. Na minha infância, alguns nazis mataram judeus. E agora, alguns judeus e alguns palestinianos estão-se a matar uns aos outros. (...) As questões políticas, se recuarmos milhares de anos, são efémeras - não importantes. A história é sempre igual.


Belas declarações. Talvez politicamente incorrectas... ou algo do género. Por falar nisso, deixa-me cá acender um cigarro... Entretanto, como todos vocês já repararam que gosto de vos impingir citações, concluo com um par delas. Sobre Setembro, claro...


Terry Hillerman (autor de policiais): Não me agradam os esforços do nosso Governo para nos convencer de que estamos aterrorizados pelo 11 de Setembro. As pessoas com quem falo estão chocadas, zangadas e incomodadas pela negligência demonstrada pela CIA, FBI, etc. Os terroristas só vencem se nos assustarem.


Groucho Marx: (comediante conhecido pelo bigode, charuto e sobrancelhas espessas): O meu poema favorito é aquele que começa Trinta dias tem Setembro....., porque, pelo menos, consegue-se entender.


E é isso. Bom mês das amarelecidas folhas e primeiros cortantes ventos. Por mim, vou passar mais uns meses a alucinar que estou sempre no Verão. Mas não se preocupem porque para o ano há mais Verão e mais férias, nem que sejam passadas numa excursão em família à praia do Guincho!

Informações de www.answers.com, www.contactmusic.com e www.brainyquote.com.
Imagem de http://scouts.elysiumgates.com.