It takes two to tango

Quantas vezes a vida não parece mais estranha do que a ficção? Isso é porque toda a ficção se inspira directamente na vida! É porque somos todos medricas que costumamos optar pela ficção. Só que este blog vai optar pela vida... ou algo assim...

quarta-feira, novembro 23, 2005

Valter Lemos aposta em táctica do processo


"O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, apresentou hoje uma certidão passada e assinada pelo presidente da Câmara de Penamacor a garantir que não consta nos arquivos camarários qualquer perda do seu mandato de vereador por faltas injustificadas.
Em conferência de imprensa, no Ministério da Educação, Valter Lemos disse que desconhece a existência de notícias do "Jornal do Fundão" e da "Gazeta do Interior", publicadas em 1993, que davam conta da perda do seu mandato de vereador por faltas injustificadas.

Com a certidão passada pelo presidente da Câmara de Penamacor, o socialista Manuel Torrão, Valter Lemos deu por encerrado o assunto relativo ao exercício das funções de vereador e prometeu processar quem voltar a afirmar que perdeu o seu mandato por excesso de faltas".

Isto é o que se pode ler no Publico.pt de hoje. Mais à frente, lê-se ainda:

"O documento hoje apresentado pelo secretário de Estado da Educação "certifica que o dr. Valter Vitorino Lemos exerceu o mandato de vereador da Câmara Municipal de Penamacor de 1990 a 1993, não constando dos arquivos desta Câmara qualquer processo relativo à perda de mandato", nem "qualquer acção inspectiva em que tal medida fosse proposta".

A certidão remete para a legislação relativa às autarquias locais – segundo a qual, em caso de faltas excessivas, a decisão de perda de mandato tem de ser "precedida de audição do interessado", 30 dias após este ser notificado – e acrescenta que não consta qualquer notificação a Valter Lemos "nem qualquer expediente" relativo a esse assunto".

Bom, Valter Lemos parece estar, apesar de toda a máquina governativa, mal informado quando afirma desconhecer a existência de "notícias do Jornal do Fundão e da Gazeta do Interior". Esperemos que não ande todo o elenco governativo tão desinformado relativamente às coisas do país, para não falar das suas próprias coisas... Senão, vejam-se os seguintes links para as notícias que Valter Lemos desconhece:


http://www.franciscopresidente.net/pdf/Walter%20Lemos%202.pdf

e

http://www.franciscopresidente.net/pdf/jornal%20fundao.pdf

Convenhamos que tudo isto aparenta ter algo de hilariante, estilo tragicomédia... Em todo o caso, como, enquanto professor e como já afirmei, não tenho nem de perto nem de longe dinheiro para pagar a um advogado, não acuso ninguém de coisa nenhuma e limito-me a trazer-vos informações disponíveis como peças do puzzle nacional em que vivemos. Aguardemos para ver se Valter Lemos de facto processa Francisco Louçã... Parece-nos que se o fizesse já o teria feito... Mas quiçá, quiçá...


Informações de www.publico.pt e de http://www.franciscopresidente.net/.
Imagem de
http://www.gazetadointerior.pt.