It takes two to tango

Quantas vezes a vida não parece mais estranha do que a ficção? Isso é porque toda a ficção se inspira directamente na vida! É porque somos todos medricas que costumamos optar pela ficção. Só que este blog vai optar pela vida... ou algo assim...

quinta-feira, agosto 31, 2006

BlogDay2006

A partir de uma iniciativa do israelita Nir Ofir, realiza-se hoje, pelo segundo ano consecutivo, o Blog Day ou Dia do Blog. Supostamente, os blogueiros de todo o mundo unidos - ou não - deverão, após ter dado conhecimento aos blogs em questão, recomendar cinco blogs, preferencialmente diferentes do(s) seu(s). Não acho que seja coisa de nerd... É simplesmente... uma coisa.
Em jeito de comemoração, não transmitirei quaisquer cinco indicações. O que eu eventualmente acho interessante está aí ao lado, nos links - sites e blogs. Aproveitem para dar uma olhada. De resto, nem sequer imaginem que concedo o mesmo número de estrelinhas a todos os blogs contidos nos meus links. Mas isso é coisa pessoal. Bom Dia do Blog e usem-no o melhor que puderem e quiserem...

quarta-feira, agosto 30, 2006

Things Have Changed para Dylan no MUSIK


Já cá poderia ter temas do álbum Modern Times, ou do anterior Love and Theft, claro, ou ainda do que veio antes desse, todos eles excelentes.
Em lugar disso, o MUSIK opta pelo tema Things Have Changed, presente apenas numa colectânea e que ganhou o Óscar para a melhor música com o filme Wonder Boys. Seguem-se, já agora, as palavras. Apreciem...



THINGS HAVE CHANGED (Bob Dylan)

A worried man with a worried mind
No one in front of me and nothing behind
There's a woman on my lap and she's drinking champagne
Got white skin, got assassin's eyes
I'm looking up into the sapphire tinted skies
I'm well dressed, waiting on the last train

Standing on the gallows with my head in a noose
Any minute now I'm expecting all hell to break loose

People are crazy and times are strange
I'm locked in tight, I'm out of range
I used to care, but things have changed

This place ain't doing me any good
I'm in the wrong town, I should be in Hollywood
Just for a second there I thought I saw something move
Gonna take dancing lessons do the jitterbug rag
Ain't no shortcuts, gonna dress in drag
Only a fool in here would think he's got anything to prove

Lot of water under the bridge, Lot of other stuff too
Don't get up gentlemen, I'm only passing through

People are crazy and times are strange
I'm locked in tight, I'm out of range
I used to care, but things have changed

I've been walking forty miles of bad road
If the bible is right, the world will explode
I've been trying to get as far away from myself as I can
Some things are too hot to touch
The human mind can only stand so much
You can't win with a losing hand

Feel like falling in love with the first woman I meet
Putting her in a wheel barrow and wheeling her down the street

People are crazy and times are strange
I'm locked in tight, I'm out of range
I used to care, but things have changed

I hurt easy, I just don't show it
You can hurt someone and not even know it
The next sixty seconds could be like an eternity
Gonna get low down, gonna fly high
All the truth in the world adds up to one big lie
I'm in love with a woman who don't even appeal to me

Mr. Jinx and Miss Lucy, they jumped in the lake
I'm not that eager to make a mistake

People are crazy and times are strange
I'm locked in tight, I'm out of range
I used to care, but things have changed



Imagem de http://biografie.leonardo.it.

terça-feira, agosto 29, 2006

Novo de Dylan em audição


Howdy folks! Nem vos tenho deixado os meus protestos e as minhas brincadeiras porque é tudo tão mau ou simplesmente tão idiota que a minha pachorra anda num all-time low. Mas com o novo de Dylan, Modern Times, a sair do forno (daqueles antigos, a lenha e com pão com uma qualidade com a qual as grandes superfícies não logram sequer sonhar), convido-vos a clicarem aí ao lado, onde diz Site Oficial de Bob Dylan, clicando seguidamente na capa do novo álbum. Terão, assim, oportunidade de escutar cada um dos temas que compõem este trabalho. São audições para aí de uns quinze segundos, mas sempre é melhor do que nada... Continuação de boas férias ou simplesmente de preguicite aguda e obrigado por ainda irem passando por cá!

sábado, agosto 19, 2006

Um aninho que já passou


Pior ainda do que o marido que se esquece do aniversário da esposa e vice-versa é o blogger a quem o primeiro aniversário do seu blog passa ao lado!
E foi assim que acabei de reparar que o It Takes Two deveria ter celebrado seu primeiro anito no passado dia 15... Beijocas do Master. :)

sexta-feira, agosto 18, 2006

Caça ao tabaco e às bruxas


O tribunal federal da juíza norte-americana Gladys Kessler condenou um grupo de tabaqueiras por durante 50 anos (gosto da precisão temporal) terem "mentido, iludido e enganado o público", obrigou-as a a retirar dos seus produtos rótulos como light, ultra light, mild e low tar por serem enganadores, uma vez que "também apresentam riscos para a saúde" e condenou-as a pagar as custas do processo, que se arrastava desde a administração Clinton (o que experimentou mas não travou), no valor de 109 milhões de euros. Livres, no entanto, ficaram de pagar a indemnização exigida pelo Governo e que ascendia a 7,8 mil milhões de euros.
Esquecendo um pouco o ridículo da coisa a vários níveis, gostaria de ver os nossos sucessivos governos, provavelmente desde 1143, a indemnizar os portugueses por lhes "mentirem, os iludirem e os enganarem". Numa das áreas em que tal se tem verificado mais frequentemente, a da Educação, a ministra, que já decidiu dar o exemplo ao substituir o cigarrito por uma estética chiclete pela qual a classe dos médicos dentistas agradece enaltecidamente, poderia ser condenada a dar aulas em lugar de dar ordens - o mesmo para o Valterzinho das faltas e para o outro, de que me esqueço sempre o nome, o que espumava de raiva sempre que falava nos professores e que passou ao silêncio sepulcral desde que lhe arranjaram um tachito no ministério.
O que eu acho gravíssimo em tudo isto, diga-se entretanto, é a constante convicção absoluta dos governos de que os cidadãos são seres destituídos de vontade própria, crianças crescidas a quem é sempre necessário impingir o que fazer. Os outros, os que estão nos governos que têm arrastado Portugal para o caos ao longo dos tempos, são, naturalmente, os "crescidos".

terça-feira, agosto 15, 2006

Dia Internacional do Esquerdino


Já terão notado (e perdoar-me-ão) que a minha mente vagueante anda, como direi?, de férias... De qualquer modo e para dizer algo mais do que olá, chamo-vos a atenção para o facto de se comemorar o Dia dos Esquerdinos (ele há mesmo dias para tudo!), tradicionalmente ligados a satanismos, azares, problemas mentais e outras desgraças. Não longe vai o tempo em que a sociedade em peso se esmifrava pra obrigar os esquerdinos a fazer tudo com a mão direita! Em todo o caso - e como já me pesa a pena na mão direita - deixo-vos com uma lista de 13 estrelinhas que, sem excepção, usam preferencialmente a mão esquerda (pelo que serão satanistas, azarentos, mentalmente problemáticos e outras desgraças). Continuação de bom Agosto (mês do desgosto - Muahahahah!)!...



Bob Dylan
Paul McCartney
George Michael
Eminem
Tom Cruise
Nicole Kidman
Angelina Jolie
Keanu Reeves
Goldie Hawn
Julia Roberts
Will Ferrel
Denise Richards
Oprah Winfrey



Imagem de http://e-radiography.net.

sábado, agosto 05, 2006

Juiz encarcera blogger por não revelar fontes


O juiz norte-americano William Alsop mandou encarcerar o jornalista e blogger de 24 anos Joshua Wolf, até um máximo de 18 meses, por este se ter recusado a revelar as suas fontes.
Alsoup pretende que Wolf lhe entregue uma gravação de vídeo com imagens de uma manifestação anti-G 8, de 18 de Julho de 2005, que teve lugar em San Francisco e na qual, segundo alega o magistrado, se pode assistir ao incendiar de um carro da polícia. Joshua contrapõe, e bem, com a Primeira Emenda da Constituição, onde lhe é garantido o direito a não revelar fontes em nome da liberdade de imprensa.
O blog do jornalista, The Revolution Will Be Televised, presentemente a ser actualizado pela sua mãe, pode ser consultado aqui . No blog poderão encontrar uma banner clicável que diz "Make a Donation" e que recomendo particularmente a jornalistas não atingidos pela noção actual do salve-se quem puder. O dinheiro angariado destina-se a subsidiar a defesa de Josh face a tão "dura lex" juiz...

RIP Arthur Lee (Love)



Faleceu, dois dias atrás, Arthur Lee, fundador dos Love, provavelmente o primeiro negro hippie a ganhar notoriedade e, entre outras coisas, responsável pela apresentação dos Doors à Elektra, selo discográfico responsável pelos futuros êxitos de Jim Morrison e banda.
Faleceu em consequência de uma leucemia fulminante. Que descanse em paz, agora... Quem estiver interessado, pode clicar
aqui , para ler o obituário e aceder a um vídeo raro e antigo (fácil de ver, para quem o vir) dos Love a interpretar o tema Little Red Book, de Burt Bacharach. Informações complementares, encontrá-las-ão neste link: uma entrevista realizada por Chris Hollow e datada de 13 de Março de 2003.


Imagem de http://thefreedomman.com.

quarta-feira, agosto 02, 2006

Blue Cheer no MUSIK


Vá lá, como vocês não precisam necessariamente de escutar o que já conhecem de gingeira, volto a trazer-vos algo de novo... do passado.
Os Blue Cheer - Blue Cheer era um dos termos usados para designar o LSD - constituiram-se em San Francisco, em 1967, depois de os os seus elementos iniciais terem assistido, fascinados, a um concerto de Jimi Hendrix - ou assim reza a história. À medida de Hendrix, os Blue Cheer começaram por ser um power trio, com Richard "Dickie" Peterson no baixo e voz, Leigh Stephens na guitarra e Paul Whaley na bateria. Foram os inventores do hard rock antes dos Led Zeppelin, Deep Purple ou Black Sabbath e tiveram três álbums no top 100 e apenas o single que hoje vos mostro no MUSIK, retirado do primeiro álbum, Vincebus Eruptum (1968), no top 40.
Summertime Blues é um tema original de Eddie Cochran, que já tinha conhecido o êxito em 1958, mas que ganhou nova força com a presente versão. Tomem nota: é para ouvir mesmo alto!
A banda não ficou na história como outras de San Francisco na época, mas se calhar é mais válido, por isso mesmo, trazê-la aqui do que seria trazer alguma super-estrela do género de uma Janis Joplin. Há quem critique os Blue Cheer (que conheceram várias formações e chegaram a gravar heavy metal nos anos 90, experiência a esquecer) afirmando que se tratava de uma imitação de Jimi Hendrix. Não concordo e acho demasiadamente fácil, tendo em conta a história inicial da banda.


Imagem de http://home.uni-one.nl.

terça-feira, agosto 01, 2006

Seriam os Led Zeppelin satânicos? Backmask 'em!


As pessoas fazem o que quer que seja para se entreterem e não morrerem de marasmo. Para tanto, saltam de pontes, praticam sado-masoquismo ou, muito mais simplesmente, backmasking: a reprodução de temas musicais cantados da frente para trás, de modo a obter mensagens subliminares variadas, por vezes vagamente compreensíveis, outras compreensíveis se tivermos as supostas palavras diante de nós.
A propósito, afirma Petr Janata, professor de psicologia da Universidade californiana de Davis, citado num artigo de Melanie Glover publicado no site The California Aggie: "Trata-se de um "preenchimento da percepção"..." - que me perdoem os psicólogos se não estou a traduzir "perceptual fill-in" correctamente - "..., um processo no qual as nossas expectativas modelam a forma como recebemos os dados sensoriais. Interpretar mensagens escondidas subconscientemente através de letras invertidas é fisicamente impossível".
Em todo o caso, como é Verão e não quero que morram de marasmo (só o facto de estarem a ler blogs - ou eu a escrevê-los - já indicia perigo), deixo-vos este site, o Jeff Milner's Backmasking Site, onde poderão escutar e ler uma série de temas musicais conhecidos e avaliar a validade do backmasking. Interessantes mesmo, achei o Stairway to Heaven (um clássico do backmasking, com referências a Satã - quem mais?) e um tema dos ELO, o qual considero ser talvez o único assim concebido propositadamente (sem referências a Satã ;) )...
Divirtam-se!


Imagem de www.mueller2000.ch.