It takes two to tango

Quantas vezes a vida não parece mais estranha do que a ficção? Isso é porque toda a ficção se inspira directamente na vida! É porque somos todos medricas que costumamos optar pela ficção. Só que este blog vai optar pela vida... ou algo assim...

sexta-feira, junho 29, 2007

Fascismo em Vieira do Minho

Em Vieira do Minho, que não em Santa Comba Dão, um médico recortou de um jornal uma notícia em que o ministro da Saúde afirmava nunca ter visitado um Serviço de Atendimento Permanente (SAP) - claro que não, que esses cavalheiros vão a clínicas privadas! -, juntou-lhe um comentário jocoso em que afirmava "Façam como o ministro, não venham ao SAP" e assim desencadeou mais um processo fascista que levou à exoneração e substituição da directora do Centro, Maria Celeste Cardoso, por um médico que, por acaso ou não, é verador do PS. Demitida por "quebrar o dever de lealdade", ao não ter imediatamente ordenado a remoção do terrível insulto! Parece que um bufozito qualquer sem pingo de vergonha nas trombas reclamou no Livro Amarelo criticando a exposição pública da fotocópia... Maria Celeste Cardoso, na sua ingenuidade, não agiu como a famigerada directora da DREN e tramou-se!
Acho que para elogiar Sócrates pelo facto de "finalmente alguém mandar em Portugal" só mesmo um miserável capitalista inculto como Joe Berardo... Até quando é que vamos permitir que o fascismo se instale desta forma, tolhendo a nossa liberdade em nome da liberdade dos bufos amarelo-rosa e dos capitalistas selvagens que se alimentam do nosso sangue?

quinta-feira, junho 28, 2007

Os disparates da Lei do Tabaco

De acordo com a futura Lei do Tabaco, os fumadores poderão ser punidos com uma multa que poderá ascender a 750 euros. Como muito bem fez notar o PP, trata-se de um valor superior ao aplicado a casos de consumo de drogas duras (digo mais, nenhum Estado tem o direito absurdo de multar alguém por consumir o que quer que seja, mas isso sou eu), o que transmite a ideia de que o uso do tabaco é mais grave do que o de outras drogas. O PS afirma que uma coisa não tem nada a ver com a outra... Mas quem ainda se importa com o que o PS afirma? O problema grave, gravíssimo, é que estes tipos nos governam com punho ditatorial e nos impõem (ao povo sempre, que não a eles mesmos) o que lhes dá na telha. Como a futura lei laboral, que o PS promete levar avante seja lá como for - mas isso é outra história.
Ainda a propósito da futura Lei do Tabaco, alguém me poderá sinceramente afirmar que fará algum tipo de sentido que se possa fumar livremente em estabelecimentos com menos de 100 m2, enquanto que estabelecimentos com áreas superiores terão que reservar somente 30% do seu espaço para os fumadores? Está decidido: passarei a só visitar pequenos estabelecimentos. E se os proprietários tiverem juízo, mais juízo do que a súcia dos socialistas, passaremos a ser um país de micro-empresas de restauração e similares...

segunda-feira, junho 25, 2007

Porquê, BE?

Agora que o governo (sempre com minúscula, é propositado) se prepara para fazer aprovar uma Lei do Tabaco mais suave do que inicialmente previsto *, porque é que o Bloco de Esquerda, que tanto se encarniça na defesa dos direitos dos fumadores de haxixe, vem a público defender que a lei não deveria permitir que se fumasse tabaco nos restaurantes à hora das refeições, ou seja, na prática a qualquer hora em que o restaurante se encontrasse aberto ao público?



* Este governo já eu topei há muito... Começa, em casos inúmeros, como no presente, por defender indefectivelmente leis absurdas de tão rígidas, para mais tarde poder recuar um pouquinho e o povo poder comentar: "Olha, afinal até são simpáticos!" Já agora, em que se baseia para banir o fumo totalmente das escolas (não das suas portas, onde o aspecto dos fumadores acumulados será, certamente, muito mais agradável para os passantes) mas não das universidades? Se é assim tão moderado, porque não permitir que se fume em espaços ao ar livre e de preferência abrigados, como sucede em diversos países, ditos evoluídos, onde leis do género foram aplicadas?