It takes two to tango

Quantas vezes a vida não parece mais estranha do que a ficção? Isso é porque toda a ficção se inspira directamente na vida! É porque somos todos medricas que costumamos optar pela ficção. Só que este blog vai optar pela vida... ou algo assim...

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Triste Natal em Itália


Como suponho que saberão, o italiano Piergiorgio Welby sofria há 30 anos de distrofia muscular e utilizava, desde 1997, não só um respirador artificial, como ainda era alimentado através de uma sonda. Há cerca de três meses, enviou uma carta ao presidente da República italiana, pedindo o direito a morrer com a dignidade possível. Por fim, conseguiu que o seu anestesista lhe desligasse o aparelho respirador - mesmo com a noção de que se iria meter em graves sarilhos. E assim desencadeou o habitual conjunto de disparates que os conservadores costumam latir nestas situações, o habitual desrespeito pela vida humana que todos tão bem conhecemos.
Mas quem emitiu o seguinte comunicado foi a igreja católica: "A vontade de Piergiorgio Welby de pôr termo à vida, afirmada de forma repetida e pública, é contrária à doutrina católica". Lacónicos. Lacónicos que se recusam a dar um enterro católico ao falecido, mesmo tendo sido esse o seu desejo. Não me deveria admirar, mas admiro-me sempre... Onde é que a igreja católica pretende chegar com tamanho desrespeito pelas bases do cristianismo? O que distingue o Vaticano de uma testemunha de Jeová que, por exemplo, recuse uma transfusão de sangue salvadora a um filho que dela necessite? E Deus, a existir, o que pensará de tanta tacanhez em seu nome?


Imagem de http://pub.tv2.no.

Seasons Greetings!


O Natal começou a ficar descaracterizado desde que mataram o Menino Jesus e começaram a vender chapeuzinhos vermelhos com meia dúzia de luzes piscantes em cores diversas e uma etiqueta chinesa. Mas tenho a sensação de que já se preparam para, de igual modo, assassinar o simpático velhinho da Coca-Cola... Ou o que quer que ele represente, para além do consumismo desenfreado em tempo de crise - que se supõe não existir na Lapónia - e dos jantares e almoços de enfarta-brutos, como se ninguém se alimentasse durante o resto do ano, o que até se pode tornar uma certa realidade graças às políticas de contenção do nosso estimado primeiro.
O primeiro sinal está no facto de que, para não ferir susceptibilidades de radicais islâmicos, assim como frequentadores de outras religiões que se estão perfeitamente nas tintas, se começa a abandonar tudo o que possa conter significado religioso cristão, incluindo o próprio termo "Natal" e a substituí-lo por um gélido "Seasons Greetings", tão politicamente correcto! Correcto mas gélido, que esta estação está um frio de rachar e o Verão nunca mais chega... A propósito, entrevistámos o Pai Natal, que se encontra sob protecção das autoridades, algures num bunker de um país que nos comprometemos a não revelar:

MM - Pai Natal, como se sente perante a ameaça que paira sobre si?
PN - Ioh-oh-oh!
MM - Efectivamente, mas o que tem a dizer desta já visível mudança de rumo?
PN - O Pai Natal vê quando te portas bem e quando te portas mal.
MM - Provavelmente, mas como se posiciona perante este ataque velado e interno aos nossos símbolos religiosos e ao próprio espírito natalício?
PN - Quer comprar um chapéu de Pai Natal? É só um eurinho!
MM - Habla portugues?
PN - Portugal esta en el buen rumo!
MM - Muchas gracias! O Pai Natal está alienado!...



Seasons Greetings!



Imagem original de www.splachovac.cz.

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Mais feliz Natal com presépio e tudo

Desconheço a proveniência do original e peço desculpa por não a mencionar, mas que está com graça, está!

MUSIK deseja Merry Xmas Everybody


Quem se lembra dos Slade, um grupo de quatro amigos skins que mudaram de rumo e criaram uma das bandas britânicas de maior sucesso do início dos anos 70? O tema que o MUSIK seleccionou para este Natal é Merry Xmas Everybody, da viragem de 1973, um dos temas mais calmos e também de maior sucesso da banda de Noddy Holder. Terá também sido um dos poucos temas com um título sem erros ortográficos desta banda que se pautava por editar canções com títulos como Cum on feel the noize, Gudbuy T'Jane, Coz I luv you, Look wot you dun, Skweeze me, pleeze me ou Mama weer all crazee now, entre muitos.


Imagem de www.expressandstar.com.

Um Ioh-oh-oh dos Simpsons

Um Ioh-oh-oh dos Simpsons para vossas mercês!


terça-feira, dezembro 19, 2006

Feliz Natal, Feliz Natal!






É mais um Natal, mais um Natal, mais um Natal e as reuniões de notas já terminaram (agora, só tenho que fazer oito exames de Francês.......). Estava com vontade de vos falar de uns episódios costumeiros nas ditas reuniões, mas..... ná! Não vou dizer coisas que dêem a impressão de que todos os professores andam a fazer a vontade à ministra, facilitando tanto tudo que o ensino e a aprendizagem se tornem numa palhaçada de mancheia onde se aprende que o laissez-faire e a aldrabice compensam. Mas sempre vos digo: quando virem um 4 ou um 5, ou um 18, 19 ou 20, vá lá que fiquem orgulhosos, mas não acreditem piamente que o resultado é efectivamente real. E assim começamos, por ordens superiores e apesar da perpétua conversa fiada da cultura de exigência, o maior dos males de Portugal - o surrealismo não artístico - na própria escola. De resto, feliz Natal!




sábado, dezembro 02, 2006

Sempre voto nos melhores blogs...



Após alguma ponderação e apesar de ter manifestado a minha intenção de me abster na votação para os Melhores Blogs de 2006 organizada pelo Geração Rasca (link uns posts abaixo), sempre aqui vou deixar a minha votação. Singelinha, mas cá vai:

Melhor blog feminino: Casa de Maio.

Melhor blog masculino: We have kaos in the garden.

M
elhor blog colectivo: Bitaites.

Melhor blog temático: A cidade surpreendente.

Melhor blogger: abstenho-me.